top of page

Fórum da Paz da Democracia

Pelo terceiro ano seguido, o Programa Cidades Sustentáveis participou do Fórum da Paz, evento realizado em Paris que reúne líderes mundiais e atores multilaterais para debater soluções inovadoras e urgentes para a promoção da paz. O encontro reuniu importantes atores globais, chefes de Estado, governos, empresários e organizações da sociedade civil em uma edição híbrida, realizada de 11 a 13 de novembro. Em sua quarta edição, o olhar para as soluções locais de recuperação e resiliência após a pandemia da Covid-19 foi o principal foco do evento.


No segundo dia de evento, o Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) apresentou o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), uma das 80 soluções selecionadas como estratégias concretas para melhorar a governança global em tempos de crise global. A participação ocorreu na mesa “Resgate digital: soluções tecnológicas inovadoras em tempos de Covid”.


Também em novembro, o ICS participou do Fórum Mundial para a Democracia, realizado em Estrasburgo, na França, onde gestores, especialistas e organizações da sociedade civil de todo o mundo promoveram debates sobre a relação entre democracia, mudanças climáticas e o futuro das cidades. Com o tema A democracia pode salvar o meio ambiente?, os debates aconteceram na sede do Conselho Europeu e foram transmitidos ao vivo pelo site do evento.


No dia 9 de novembro, o IDSC-BR foi apresentado no Lab 4 - Cidades Sustentáveis: quando o problema se torna parte da solução. O Instituto Cidades Sustentáveis participou também da série Pedalando pela Democracia, 13 curtas-metragens exibidos no evento com iniciativas em todo o mundo que visam promover a ecocidadania, a educação ambiental e a democracia participativa como um instrumento de paz.


O Fórum Mundial da Democracia é uma plataforma de diálogo e inovação para a governança democrática, que promove os princípios do Conselho Europeu para outros países desde 2012.

bottom of page