top of page

Panorama

Em 2021 a Rede Nossa São Paulo direcionou significativos esforços para monitorar e acompanhar os processos de planejamento público típicos de um primeiro ano de gestão municipal. Desde o processo de elaboração do Programa de Metas, pela prefeitura, e o acompanhamento do processo participativo em audiências públicas, até a elaboração do Plano Plurianual (PPA), estivemos em diferentes formas de incidência sobre a agenda governamental, na busca da promoção de uma cidade menos desigual, mais participativa e sustentável.


Uma das maiores conquistas de 2021 foi a incorporação, no PPA (para os próximos 4 anos, portanto) de um Índice de Redistribuição dos Investimentos municipais a partir de critérios de vulnerabilidade socioterritorial. De acordo com este Índice, as áreas com maiores necessidades devem receber um percentual maior do orçamento de investimentos da cidade. Esta importante proposta foi elaborada pela Rede Nossa São Paulo em parceria com a Fundação Tide Setubal, por meio do Projeto (Re)age SP - Virando o jogo das desigualdades na cidade de São Paulo. 


Em paralelo, a RNSP realizou o projeto Passando a Limpo, sobre grandes contratos públicos da cidade, com foco em limpeza urbana, coleta e destinação de resíduos sólidos domiciliares e iluminação pública. São concessões que somam quase R$100 bilhões em um período de 30 anos, e que possuem baixíssimo controle social e transparência. A previsão de lançamento do projeto é neste ano de 2022.


Seguimos com a realização de eventos virtuais para divulgar pesquisas e dados que nos apoiam a pensar uma cidade melhor para todos, especialmente no contexto de pandemia, onde as desigualdades socioterritoriais foram extremadas e a sociedade civil carece de informações assertivas. Alguns modelos de diálogo, a partir dos produtos da RNSP foram:

Panorama

33

 
apresentações externas

13

 
capacitações

2

 
audiências públicas

10

 
lives

13

 
eventos online

2

 
pesquisas de percepção

Linha do tempo

Linha do tempo
Ações e Projetos

Ações e Projetos

Parcerias e participações

Parcerias e participações

Educação

Acompanhamento de políticas e ações referentes à agenda da educação na cidade; municipalização das metas e indicadores ODS; nota pública sobre as desigualdades educacionais no ensino remoto.

Meio Ambiente

Acompanhamento e incidência em defesa da sustentabilidade e da preservação ambiental na cidade; foco em temas como resíduos sólidos, compostagem, agroecologia, plano da mata atlântica; foram realizadas uma série de lives com participantes do GT.

Criança e adolescente

Acompanhamento e incidência em defesa da temática da infância e adolescência na cidade; mobilização do Unicef para que a renda básica municipal não tivesse teto em função do número de crianças da família.

Democracia Participativa

Acompanhamento e fortalecimento de espaços de participação e meios de transparência na cidade; mobilização para o não adiamento das eleições para o ano de 2021; mobilização para regulamentar o Conselhos de Representantes (CR); mobilização orçamento municipal para 2021.

Parcerias

Rede Mob Clima

Cidade a Pé, Ciclocidade, Greenpeace, Purpose, IDEC, ISS, IAB, COMMU.

Acompanhamento da pauta mobilidade e clima na cidade.

Campanha São Paulo Composta e Cultiva

53 organizações, como Instituto Polis, ICLEI, Idec.

Campanha que visa estimular compromissos em torno da pauta da compostagem e da agricultura urbana em São Paulo, projetando a cidade como um possível exemplo ao país.

Frente SP pela Vida

Organizações mobilizadas para exigir o adiamento da revisão do Plano Diretor de São Paulo.

Espaços de participação

CMTT

Conselho Municipal de Transporte e Trânsito acompanha agenda mobilidade.

Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico

O Conselho Municipal tem como finalidade propor ações que estimulem a geração de renda e o desenvolvimento econômico da capital, sendo eles dos setores produtivos com a sociedade e organizações especializadas na temática.

Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030

Órgão colegiado criado para internalizar, difundir e dar transparência ao processo de implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fórum de Gestão Compartilhada

Órgão colegiado da prefeitura que agrega entidades para a formulação, implementação e monitoramento dos Planos de Ação em Governo Aberto da cidade de São Paulo.

bottom of page