top of page

Mapa da Desigualdade
de São Paulo

Produção de
conhecimento
Incentivo à construção de políticas públicas

Desde 2012, a Rede Nossa São Paulo elabora e divulga anualmente o Mapa da Desigualdade, um estudo que apresenta indicadores dos 96 distritos da capital paulista, compara os dados e revela a distância socioeconômica entre as regiões com os melhores e piores indicadores. O mapeamento ajuda a gestão municipal a identificar regiões prioritárias e as necessidades específicas da população em seus distritos.


Ao contribuir para o entendimento de dinâmicas importantes da cidade, também se coloca como um instrumento para a elaboração de políticas públicas mais inclusivas e a construção de planos setoriais mais integrados. O Mapa preenche, ainda, uma lacuna em termos de difusão de informações públicas, amplia o alcance do conhecimento sobre territórios e facilita a assimilação dos dados disponíveis. Utiliza fontes públicas e oficiais, identifica prioridades e necessidades da população e, dessa forma, pode auxiliar na gestão e no planejamento municipal. 


Com dados sobre os 96 distritos, a edição de 2021 contou com indicadores dos seguintes temas: população; meio ambiente; mobilidade; direitos humanos; habitação; saúde; educação; cultura; esporte; trabalho e renda; e infraestrutura. O levantamento abordou  novos indicadores, como por exemplo “Agressões por intervenção policial” e “Mortes por intervenção policial”, ambos produzidos em parceria com a pesquisadora e especialista em violência, segurança pública e direitos humanos, Roberta Alstolfi.

Screen Shot 2021-03-26 at 15.17.50.png
bottom of page